domingo, 19 de julho de 2009

Conhça (ou relembre) os BBS,

única opção de interatividade e downloads, antes da internet.

Oi gente, what's up?? Acredito que a maioria dos leitores do blog sejam mais ou menos da minha época (a época que o Windows 95/98 reinava), então não devem conhecer esse recurso que veio antes da dominação do Windows, quando os computadores ainda eram DOS. Mas o que é BBS?

"BBS é um sistema de computadores que permite que usuários se conectem usando um programa de terminal e uma linha telefônica. Lá dentro, é possível fazer upload e download de programas, ler notícias, trocar mensagens (echomail) com outras pessoas. Em algumas delas também há jogos online disponíveis e salas de bate papo."

Esta é a explicação técnica da Wikipedia. Mas para muitos internautas atuais, os bulletin board systems eram a única alternativa antes do surgimento da internet e deixa muitas saudades para eles. Nesta época não havia email, nem Google. Para muitos, BBS era a única alternativa de interatividade com o computador.

Como funcionava

O acesso aos BBSs era pago, então era necessário fazer um cadastro e desembolsar o valor da mensalidade. A única opção para se conectar era usando a linha telefônica, um computador com um programa de terminal e um modem dial-up.

bbs-bulletin-board-system

A interface era rudimentar. Nada de gráficos, apenas texto e tudo era feito usando o teclado. Os modems desta época eram extremamente lentos para os padrões atuais. Os mais comuns eram de 2400bp/s, 4800bp/s e 9600bp/s no início dos anos 90. Transformando para Kbp/s, daria valocidades de conexão de 0.3 Kbp/s, 0.6 Kbp/s e (uma ultra-rápida) 1.2 Kbp/s.

Levaria aproximadamente 41 minutos para baixar uma única música em MP3. Só que não existia MP3 nesta época. Em parte dela, nem placa de som existia! Ainda bem que os programas eram muito menores que os atuais. Mesmo assim, era comum ter que esperar alguns dias para completar um download.

No início, antes do domínio do Windows, o sistema operacional que dominava os PCs era o DOS (já comentei isso acima). Depois, com o Windows 95, era necessário usar um emulador de terminal para conectar-se. Alguns famosos foram Telemate, Terminate, ZOC. Em alguns casos, até o HyperTerminal, que vinha com o sistema da Microsoft, era usado.

Jogos

door_dmud

Como o sistema rodava em um terminal, a maior parte dos jogos eram completamente de textos e no estilo RPG. Porém, com o tempo surgiram alguns com gráficos feitos em ASCII e outros até coloridos.

door_gwar

Os sobreviventes

O que pouca gente sabe é que ainda existem alguns BBS em operação até hoje. Elas resistem ao domínio da internet e, apesar da tecnologia de acesso ter evoluído um pouco, o conceito básico continua o mesmo — uma tela de terminal e tudo feito em modo de texto.

No Brasil, a RBT (Rede Brasileira de TeleInformática), que já foi a maior rede de BBS do país, continua fucionando. Hoje está associada à FidoNet, a maior rede mundial de BBSs. Conta com duas BBS nacionais, a Saturn’s Orbit BBS e a Brain Storm BBS.

No resto do mundo existem várias BBSs ainda em operação. No site da FidoNet há uma lista com várias delas, separadas por zonas. No site USBBS tem uma referência com todas as BBSs dos Estados Unidos e Canadá. O Telnet BBS Guide conta com uma lista 432 BBSs.

brain-storm-bbs-brasileira

Se você ficou curioso ou (ou com saudades) pra saber melhor como tudo funciona, não perca tempo. Sem precisar instalar nada e em qualquer sistema operacional que suporte Java, você pode se conectar usando a interface web do BBS brasileira Brain Storm. Como a tecnologia evoluiu, de uns tempos pra cá, hein? =]~


Fonte: Fazendoacontecer, Wikipedia


Bjus ;x

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, evitem fazer comentários de mau gosto,e sem nenhuma relação com a postagem.
Você pode dar a sua opinião, sugestão ou divulgar links que tenham a ver com o post.

Obrigada!
What's up!